Microempreendedor precisa investir em branding?
- Giselle Lopes
- 1 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2022
Os microempreendedores — aqueles que possuem e administram negócios com menos de cinco funcionários — são, de longe, o tipo mais comum de empreendedores no mundo e formam uma grande parte da economia informal.
Alguns microempreendedores parecem ter um desempenho melhor do que outros e também uma maior capacidade de escalar os seus negócios.
A inovação nas práticas de marketing desempenha um papel importante na explicação de porquê alguns microempreendedores conseguem crescer enquanto outras microempresas não conseguem escapar da armadilha da subsistência.

Branding, Design e Marketing: Qual é a diferença e onde devo investir?
Para as pessoas que estão trabalhando duro para construir seus negócios, às vezes pode parecer um pouco desafiador se aprofundar em estratégia de branding e como ela difere do marketing e do design.
No entanto, essas palavras, na verdade, referem-se a diferentes atividades comerciais. Entender como eles variam entre si pode ajudá-lo a garantir que você se concentre exatamente no que você precisa para ajudar sua empresa a obter um retorno consistente do investimento.
A estratégia de branding é a base que sustenta toda uma empresa ou organização, pois fornece a direção para marketing, comunicações e campanhas. Branding é a promessa que você faz aos seus clientes – ela dá aos seus clientes uma razão convincente para comprar porque você criou um significado autêntico e uma conexão entre seu cliente ideal e seu produto ou serviço.
A marca define quem você é, o que você representa, por que você existe, como você é diferente e por que você é a escolha perfeita para seus clientes ideais. É essencial ter clareza sobre sua estratégia de marca antes de fazer qualquer outra coisa.
"O design é uma forma de dar vida visual à marca. Obter o pensamento certo e a compreensão do usuário ajuda você a otimizar sua marca nos projetos de comunicação visual."
Marketing é o processo de obter potenciais clientes ou clientes interessados em seus produtos e serviços. Envolve pesquisar, promover, vender e distribuir, concentra-se no estudo do mercado e do comportamento do consumidor e analisa a gestão comercial das empresas para atrair, adquirir e reter clientes, satisfazendo os seus desejos e necessidades e incutindo fidelidade à marca.
Essas três atividades, embora diferentes, estão claramente relacionadas. Isso significa que, ao avaliar o ROI da marca, pode ser difícil avaliar exatamente qual é o retorno do investimento em sua atividade de marca, em oposição, por exemplo, ao marketing ou design.


Comentários