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Devo investir em logomarca e identidade visual no meu plano de negócio?

Atualizado: 28 de jun. de 2022

Se você quer construir um negócio que vá além dos simples produtos/serviços que você vende, você precisa de uma marca forte. E parte da comunicação dessa marca para o mundo exterior é a identidade visual do seu negócio.


E, embora seja uma prática comum que os clientes tentem fazer eles mesmos (todo mundo se acha um pouco design ou marketing), se você não contratar um profissional, te garanto que terá que fazer tudo de novo mais adiante.


Sim, a marca custa dinheiro, mas é um investimento, não uma despesa comercial.


Da mesma forma que, quando você cria um plano de negócios, busca aconselhamento profissional para ajudar a crescer e melhorar nos aspectos administrativos, legais, logísticos, etc, você precisa de um profissional para te entregar uma marca que fortalecerá a confiança de seu público e aumentará sua participação no mercado.


"A marca deve ser planejada, deve fazer parte da sua estratégia de negócios. É ideal que isso não seja feito de forma amadora."

Por que a marca profissional é tão importante?


Não importa quanto dinheiro você destine para o marketing mais adiante, cada centavo será desperdiçado se seu logotipo, site e identidade geral da marca forem inconsistentes e notavelmente pouco profissionais.


Antes de começar a promover o seu negócio e gastar dinheiro em marketing, você precisa ter uma marca considerada, consistente e atraente que diga instantaneamente aos clientes em potencial quem você é e o que você faz.


'Economizar dinheiro' em branding profissional vai realmente te custar caro. A marca amadora pode ter um efeito adverso no seu negócio. Claro, você economiza dinheiro a curto prazo, mas logo você começará a ver o verdadeiro custo.


A impressão imediata causada pela aparência do seu negócio pode ser tão ou mais importante para seus clientes do que os produtos ou serviços que você está vendendo. Então, você tem que acertar. Esforços de branding não planejados levam a taxas de conversão mais baixas, falta de engajamento e posicionamento de mercado ruim.


Logomarca é um investimento, não uma despesa.
Logomarca é um investimento, não uma despesa.

Como posso ter certeza de que a marca oferece um retorno sobre o investimento?


Você deve saber quanto custa em média um cafezinho. E, se você já experimentou um café de um fornecedor premium como a Starbucks, então você pode entender o quão poderosa a marca pode ser e o efeito que ela pode ter nos preços.


Uma abordagem que pode funcionar bem para empresas menores que têm tempo ou recursos analíticos limitados para aplicar à eficácia do marketing é definir um pequeno número de critérios, eles podem avaliar a eficácia de sua marca com mais eficiência.


Os critérios típicos podem incluir coisas como reconhecimento da marca (medido por meio de pesquisas simples), papel da marca na conversão de vendas (um teste A/B em campanhas de marketing on-line usando a marca em uma e não na outra pode estabelecer isso) e lembrança da marca.



Cinco vantagens perceptíveis que uma marca profissional pode garantir ao seu negócio:


  1. Fidelização - a marca profissional é relevante e incentiva a fidelidade à marca, de modo que eles voltem a comprar os seus produtos ou serviços.

  2. Confiança - o design profissional transmite uma mensagem de qualidade o que significa que os clientes confiarão em sua marca como uma que opera sempre com alto padrão.

  3. Diferenciação - uma marca exclusiva diferencia sua empresa de milhões de outras e a torna facilmente reconhecível.

  4. Posicionamento - o branding adequado possibilita posicionar sua marca para o mercado-alvo correto e atingir seu público.

  5. Clareza - a marca profissional fornece clareza de mensagem e ajuda a explicar sua oferta.




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